História

A Escola Encontro nasceu como um ninho

Um grupo de cinco amigas educadoras tiveram o desejo de criar um espaço educacional que tivesse como foco o acompanhamento e o desenvolvimento cognitivo, emocional, psicomotor e social das crianças, foi assim que surgiu a “Escola Tico-Teco”. Inicialmente, situando-se à rua Amélia, nº 55, no bairro: Boa Vista.

A partir de então, no dia 05 de maio de 1983, de acordo com a portaria nº 4622 de 05/05/1983, DOE de 06/05/1983, a escola foi credenciada e autorizada pela Secretaria de Educação e Cultura do Estado a funcionar atendendo crianças do Berçário e da Educação Infantil.

No ano de 1984, a escola cresceu e foi necessário funcionar em um casarão grande com dois pavimentos, localizado na rua das Pernambucanas, bairro das Graças. Após, aproximadamente nove anos, foi adquirido um imóvel na rua Gervásio Fioravante, onde funciona até os dias atuais, sendo adotado o nome de “Escola Encontro”.

Por ser uma escola crítica e humanista, sempre vivenciou situações educativas, privilegiando a inserção do SER como cidadão do mundo, na perspectiva de desenvolver alunos críticos, conscientes e autônomos para exercerem a cidadania. Por esses valores educacionais, a cada ano aumentava a demanda das famílias, sendo necessária, em 2000, uma adequação estrutural e, consequentemente, ampliação para atender o Ensino Fundamental anos iniciais.

Diante do trabalho bem realizado durante todos esses anos, a Escola Encontro vem recebendo distinção dentro do Estado por sua proposta pedagógica diferenciada e por sua atuação em busca de aprendizagens realmente significativas para seus/suas estudantes, por seu investimento no processo de formação dos docentes e pela parceria junto às famílias.