Apresentação

A Escola Encontro é um espaço de aprendizagem e convivência que tem como missão formar sujeitos éticos, autônomos, criativos e críticos, preparados para lidar com os desafios do século XXI, aproveitando as oportunidades e potencialidades deste mudo em constante transformação. Entendemos que as famílias são nossas grandes parceiras nesta construção e, junto com a escola, formam as bases sólidas para a vida, que é cada vez mais digital.

Imagem Aprensentação

Mais do que uma era de mudanças, vivemos uma mudança de era. Nosso projeto pedagógico segue a concepção socioconstrutivista, em que o pensar e o construir se dão nas mais variadas linguagens, contribuindo para a formação de homens, mulheres inventores, criadores e transformadores, em busca da sua cidadania.

A Escola Encontro tem como objetivos:

  • Estimular nos/nas estudantes a criatividade e o desenvolvimento do pensamento autônomo, crítico e científico por meio do incentivo à curiosidade, à reflexão e ao espírito investigativo;
  • Promover aprendizagem através da leitura crítica do mundo, do estudo, da investigação e das descobertas, em um processo educativo e construtivo permanente;
  • Proporcionar vivências educativas que respeitem as condições singulares e específicas de cada estudante e que possibilitem o desenvolvimento do pensar e do agir de todos/todas no processo de construção do conhecimento.
  • Favorecer a construção de conhecimentos, boas atitudes e valores positivos, por meio do acesso às vivências científicas, artísticas, culturais, às técnicas diversas e aos recursos tecnológicos variados, objetivando a formação integral dos/das estudantes;
  • Vivenciar o diálogo e a troca de saberes no processo educativo, a fim de estimular nos/nas estudantes o respeito, a solidariedade e espírito de cooperação e de interação;
  • Incentivar a formação de vínculos afetivos positivos entre os integrantes da sala de aula e da comunidade escolar como um todo;
  • Integrar a família nas atividades escolares, favorecendo a compreensão do processo educativo das crianças, a necessidade de atenção aos limites estruturantes da formação humana e o fortalecimento dos laços de solidariedade e respeito recíproco.